Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Subordinação
Início do conteúdo da página

Subordinação

Published: Friday, 26 March 2021 17:32 | Last Updated: Thursday, 11 April 2024 11:01 | Hits: 254

 

 

            O 53º Batalhão de Infantaria da Selva está diretamente subordinado a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, "BRIGADA MARECHAL SOARES DE ANDREA", pioneira entre as Brigadas de Selva do Exército Brasileiro, criada em 09 de junho de 1976, pelo Decreto nº 77.804, com sede em Santarém – PA. Em 26 de novembro do mesmo ano sua sede foi transferida para Marabá – PA, onde se encontra atualmente.

            Sua implantação pelo Comando do Exército representa o fiel cumprimento da missão de realizar ação de presença na Amazônia, adestrando a tropa em ambiente operacional de selva, estimulando o desenvolvimento regional por meio de ações subsidiárias, atendendo à necessidade de promover a ocupação e o desenvolvimento ordenado da porção meridional do Estado do Pará, em harmonia com os interesses nacionais, e de garantir os poderes constituídos, bem como de manter a Soberania Nacional.

           Atualmente a 23ª Bda Inf Sl é comandada pelo Gen Bda VEIGA e possui a seguinte composição: 50º BIS, 51º BIS, 52º BIS. 53º BIS, 1º GAC Sl, 23º B Log Sl, Cia C/ 23º Bda Inf Sl, 23º Esqd C Sl, 6ª Cia E Cmb Sl, 23ª Cia Com Sl e 33º Pel PE, com o efetivo de aproximada 4.500 militares.

            Além disso, é uma das Forças de Emprego Estratégico do Exército, sendo a mais completa das Grandes Unidades de Infantaria de Selva, o que a torna a maior e mais poderosa da Amazônia.

Fim do conteúdo da página